sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Não basta ser Chefe, tem que participar.

Vida de chefe não é fácil não.
A Chefe Silvia que o diga.
No dia 04 de fevereiro ela, junto c/ outros chefes do 6º Distrito Escoteiro Parque do Carmo, foi conhecer a trilha em Rio Grande da Serra / SP, pois no mês de março acontecerá a I Jornada Sênior Distrital.
Palavras da Chefe Silvia sobre esta atividade: "eu estava com receio, pois há muito tempo não fazia trilha com o Ramo Sênior. Estou acostumada a caminhar 7 Km todos os dias, mas fazer a trilha com seniores é outra coisa. E eu temia não dar conta e acabar dando trabalho p/ o pessoal. Mas consegui vencer barreiras e controlar medos e fui que fui. Foi uma dia maravilhoso. Voltei para casa super cansada... fiquei uns 5 dias sem andar direito por causa das dores nas pernas, mas consegui fazer a trilha. No dia seguinte foi um tormento partiicpar do hastiamento e arriamento das Bandeiras no grupo. Como sofri! Afffffffffff... e pensar que no mês que vem vou fazer a trilha novamente! risos".


Eis algumas fotos desta atividade






segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010

Vídeos com fotos de algumas atividades que aconteceram em 2010







   


Breve serão colocados mais vídeos aqui nesta postagem!

Chefe Silvia

01/02/11

domingo, 24 de outubro de 2010

Vou montar uma equipe de amigos da natureza... quem quer participar?


Ei você aí, Lobinho(a), Escoteiro(a) e/ou Senior (Guia Escoteira) do Grupo Escoteiro Minuano.
Vou formar um grupo de Escoteiros Amigos da Natureza..
O Grupo vai ser formado por ATÉ 10 pessoas.
Até o dia 06/11/2010 os 10 primeiros que deixarem um comentário nesta mensagem dizendo que quer participar irá automaticamente fazer parte do grupo.
Juntos vamos realizar atividades variadas e algumas delas serão úteis para tirar a Insígnia  Mundial de Conservacionismo.
Junte-se a mim... vem! Espero por você

Chefe Silvia

Noite de halloween

(clique na imagem para visualizar melhor o convite)

Dia 30/10/2010
Vai ser uma noite de arrepiar
Participe!
Use a fantasia mais assustadora que tiver ou use roupa toda preta.
Nosso castelo assombrado estará de portas abertas para você!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

 3ª Lei do Escoteiro:
O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica     diariamente uma boa ação. 
"O dever do Escoteiro é ser útil e ajudar a todos. Como Escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço."  
(palavras de Baden-Powell)
Atividade social
Campanha de arrecadação de alimentos e roupas






domingo, 5 de setembro de 2010

Escotismo no Minuano... venha viver esta aventura!

Acampamento dos Lobinhos em Ilha Bela - novembro/2009


Veja mais fotos no Picasa


A presença do adulto no Grupo Escoteiro

Quando o Escotismo como a se expandir, lá pelos idos de 1908, a partir da publicação do livro Escotismo para Rapazes, baseado nas experiências de vida de Baden-Powell, e principalemente nos resultados do acampamento experimental da Ilha de Brownsea (Inglaterra), não se imaginava que fosse tomar a dimensão que tomou logo, por isso não havia um programa onde a participação do adulto fosse necessária. Era um método concebido para a auto-educação dos jovens; e de um certo modo ainda hoje assim está definido em seu propósito. Mas logo se fez necessário a presença de adultos para orientar os jovens. Todavia o Movimento continuou a ser um movimento para jovens; não se descartando que os adultos também se beneficiam dele, quer seja através do aprendizado de técnicas e habilidades, quer seja através da diversão e ambiente de camaradagem que acompanham as atividades escoteiras, ou ainda por saber-se útil à sua comunidade.

O Trabalho do adulto voluntário no Grupo Escoteiro
O Grupo Escoteiro, e as Seções Autônomas, são as organizações locais que proporcionam prática do Escotismo para os seus membros. São nestas organizações que a maioria dos adultos voluntários desenvolvem o seu trabalho - os níveis regional e nacional também contam com o trabalho voluntário.
Basicamente há duas espécies de trabalhos a serem desenvolvidos junto a um Grupo/Seção; O técnico, que é o trabalho junto aos jovens, e o de apoio, realizado em funções de administração, finanças, relações públicas e institucionais, etc.

Cargos e Funções
Basicamente há duas áreas de atuação para os adultos em um grupo escoteiro: A técnica, onde aqueles que tem habilidades ou facilidade para atuar como educador de crianças e jovens, colaboram pondo em prática o programa escoteiro; e a administrativa, na qual atual os adultos que apresentam habilidades para administração, comunicações, transportes, finanças, serviços gerais, etc..
Os adultos que atuam na ÁREA TÉCNICA são chamados escotistas (em alguns grupos há a figura do diretor técnico, o qual é um dirigente por não atuar diretamente com os jovens). São as seguintes as funções em que um adulto pode se incorporar a um grupo escoteiro como escotista:
  •  chefe de seção (Alcatéia de Lobinhos, Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Clã Pioneiro);
  •  assistente de chefe de seção;
  •  instrutor (auxíliar eventual com conhecimento prático em alguma assunto específico, que contribui, em colaboração com a chefia da seção, para o treinamento, a orientação e avaliação dos jovens).
  • Os adultos que atuam na ÁREA ADMINISTRATIVA são chamados dirigentes. São as seguintes as funções em que um adulto pode se incorporar a um grupo escoteiro como dirigente:
  • Membro da Diretoria (alguns cargos são eletivos para mandatos de dois anos, outros são criados pela própria diretoria e os seus membros nomeados por ela, varia de grupo para grupo);
  • Membros da Comissão Fiscal (cargos eletivos para mandatos de dois anos)
  • Membros de Comitês e comissões de trabalho ou assuntos (transportes, comunicações, captação de recursos financeiros, etc)
  • Assessores para os mais diversos assuntos.

Nos casos dos cargos eletivos exige-se que o membro seja sócio do Grupo antes de concorrer ao cargo, nos demais casos uma entrevista com o responsável por recursos adultos do grupo ou toda a diretoria do grupo é quem definirá a situação do candidato a voluntário.

Você que faz parte do Grupo Escoteiro Minuano, convide um adulto da sua família para ser Escotista no Grupo!