domingo, 5 de setembro de 2010

A presença do adulto no Grupo Escoteiro

Quando o Escotismo como a se expandir, lá pelos idos de 1908, a partir da publicação do livro Escotismo para Rapazes, baseado nas experiências de vida de Baden-Powell, e principalemente nos resultados do acampamento experimental da Ilha de Brownsea (Inglaterra), não se imaginava que fosse tomar a dimensão que tomou logo, por isso não havia um programa onde a participação do adulto fosse necessária. Era um método concebido para a auto-educação dos jovens; e de um certo modo ainda hoje assim está definido em seu propósito. Mas logo se fez necessário a presença de adultos para orientar os jovens. Todavia o Movimento continuou a ser um movimento para jovens; não se descartando que os adultos também se beneficiam dele, quer seja através do aprendizado de técnicas e habilidades, quer seja através da diversão e ambiente de camaradagem que acompanham as atividades escoteiras, ou ainda por saber-se útil à sua comunidade.

O Trabalho do adulto voluntário no Grupo Escoteiro
O Grupo Escoteiro, e as Seções Autônomas, são as organizações locais que proporcionam prática do Escotismo para os seus membros. São nestas organizações que a maioria dos adultos voluntários desenvolvem o seu trabalho - os níveis regional e nacional também contam com o trabalho voluntário.
Basicamente há duas espécies de trabalhos a serem desenvolvidos junto a um Grupo/Seção; O técnico, que é o trabalho junto aos jovens, e o de apoio, realizado em funções de administração, finanças, relações públicas e institucionais, etc.

Cargos e Funções
Basicamente há duas áreas de atuação para os adultos em um grupo escoteiro: A técnica, onde aqueles que tem habilidades ou facilidade para atuar como educador de crianças e jovens, colaboram pondo em prática o programa escoteiro; e a administrativa, na qual atual os adultos que apresentam habilidades para administração, comunicações, transportes, finanças, serviços gerais, etc..
Os adultos que atuam na ÁREA TÉCNICA são chamados escotistas (em alguns grupos há a figura do diretor técnico, o qual é um dirigente por não atuar diretamente com os jovens). São as seguintes as funções em que um adulto pode se incorporar a um grupo escoteiro como escotista:
  •  chefe de seção (Alcatéia de Lobinhos, Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Clã Pioneiro);
  •  assistente de chefe de seção;
  •  instrutor (auxíliar eventual com conhecimento prático em alguma assunto específico, que contribui, em colaboração com a chefia da seção, para o treinamento, a orientação e avaliação dos jovens).
  • Os adultos que atuam na ÁREA ADMINISTRATIVA são chamados dirigentes. São as seguintes as funções em que um adulto pode se incorporar a um grupo escoteiro como dirigente:
  • Membro da Diretoria (alguns cargos são eletivos para mandatos de dois anos, outros são criados pela própria diretoria e os seus membros nomeados por ela, varia de grupo para grupo);
  • Membros da Comissão Fiscal (cargos eletivos para mandatos de dois anos)
  • Membros de Comitês e comissões de trabalho ou assuntos (transportes, comunicações, captação de recursos financeiros, etc)
  • Assessores para os mais diversos assuntos.

Nos casos dos cargos eletivos exige-se que o membro seja sócio do Grupo antes de concorrer ao cargo, nos demais casos uma entrevista com o responsável por recursos adultos do grupo ou toda a diretoria do grupo é quem definirá a situação do candidato a voluntário.

Você que faz parte do Grupo Escoteiro Minuano, convide um adulto da sua família para ser Escotista no Grupo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário