segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Agosto - Começa o 2º semestre de atividades no Minuano

 

Sábado que vem (dia 06) as atividades do Minuano recomeçam e dão início ao 2º semestre.
Vamos todos juntos (chefia, pais, monitores e submonitores) trabalhar para oferecemos um bom Escotismo p/ os jovens.

-------------------------------------------------------------------------
CHEFIA E DIRETORIA: MÃOS À OBRA (vamos colocar em prática o plano de grupo)


Ações que devemos realizar em 2011, conforme nosso Plano de Grupo:
DIRETORIA

·    Realizar momentos de reflexão p/ chefia

·    Fazer pelo menos 1 reunião mensal como ponto de encontro com troca de experiências, discussões saudáveis e lembrança freqüente de valores

·    Manter a harmonia entre os adultos, formalizando e vivenciando o compromisso mútuo

·    Realizar reuniões periódicas

·  Para melhor qualificação dos adultos:
ü Realizar Indaba no grupo
ü convidar chefes de outros grupos para trazerem informações
ü buscar informações
ü chefe que faz curso multiplicar informações que teve

·  Ter mais pais participando da vida do grupo:
ü Ação coletiva de cada seção p/ arrecadar fundos
ü Formar Clube Flor de Liz e o Clube de Mães
ü Criar atividades c/ os pais

·  Marcar um curso informativo



DIRETORA TÉCNICA

Realizar Seminários com dinâmicas de grupo de capacitação e auto-avaliação

Criar novas opções para o desenvolvimento da reunião a título de reflexão e sugestões práticas.

Reuniões bimestrais para proporcionar aos adultos o apoio necessário para o exercício da função e avalia o desempenho de cada um deles

·  Reuniões periódicas trimestrais para proporcionar momentos de atenção especial aos adultos através de reuniões, encontros para troca de experiências, grupos de estudo, confraternização, dentre outros

·  Realizar Oficinas: 2 por ano

·  Para melhorar relacionamento com os chefes das seções:
ü Reuniões periódicas da Diretoria
ü Conversas informais (conforme necessidade)

·  Criar formulários p/ registro de inclusão e evasão

Não consta no Plano de Grupo, mas procurar realizar:
1. Verificar se a chefia está controlando a freqüência dos membros da seção
2. Verificar se a chefia está incentivando a realização das etapas de progressão e de especialidades
3. Verificar se a chefia está colocando em prática o Método Escoteiro



DIRETORA FINANCEIRA

·   Elaboração e avaliação de um orçamento previsto p/ realizar o Plano de Grupo




DIRETORA ADMINISTRATIVA

·    Elaborar um cadastro de cursos a nível regional e cursantes em potencial




CHEFE DE SEÇÃO

·   Visitar Museu do Ipiranga

·    Visitar Museu Independência

·    1ª etapa – cada criança falar sobre sua religião

·    1 atividade por mês – troca de seção

·    Definir os chefes que serão responsáveis pelo jogo quebra gelo

·    Incluir na programação da seção atividades voltadas ao meio ambiente

·    Passar cartas com tarefas que deverão realizar fora das atividades no grupo

·    Incentivar jovens e adultos a fazerem pesquisas sobre pessoas de espiritualidade elevada
ü Francisco de Assis
ü Gandhi
ü Buda
ü Maomé
ü Jesus
ü Caio Viana
ü Aldo Chiorato
ü Chico Xavier, etc

·    Incluir na programação da seção atividades voltadas à religião

·    Passar cartas com tarefas que deverão realizar fora das atividades no grupo

·    Incentivar o agradecimento antes das refeições

·    incentivar momentos de reflexão nas orações

Obs.: Tirar cobertura durante a oração é uma tradição cristã. Importante mostrar aos membros do Grupo a diferença entre as religiões sobre este aspecto e não obrigá-los a tirarem a cobertura.

·    Incentivar as conquistas das etapas de progressão

·    Elaborar atividades relacionadas às conquistas (método novo)

·    1 vez por semestre permitir que o jovem elabore tal atividade

·    Marcar um quiz escoteiro

·    Programar atividades c/ os pais

·    Aproximação do chefe da seção c/ os pais e o jovem

·  Criar formulários p/ controle de inclusão e evasão de seus membros, identificando os pontos de interesse ou desilusão para tal fator

·  Realizar Escoteiro por um dia

·  Realizar Projetos na comunidade
·  Realizar Divulgação na Comunidade